O TRABALHO DESENVOLVIDO

Percursos anteriores

O primeiro percurso de aprendizagem dos Clubes A.Tua foi marcado pela pandemia do COVID-19 e os desafios inerentes. Contudo, foi possível realizar um primeiro percurso com resultados surpreendentes e com dois grupos cheios de energia e curiosidade para novas experiências e aprendizagens

Os Clubes A.Tua realizaram-se em dois espaços distintos: o Centro Lúdico das Lopas em Agualva-Cacém e Casa da Juventude em Tapada das Mercês, ambos os espaços no concelho de Sintra.

Ao longo de várias sessões, os grupos exploram a sua comunidade através de atividades práticas ligadas ao desenvolvimento local da agenda dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ( ODS) da ONU. Realizaram várias atividades para terem diferentes perspetivas sobre tópicos atuais na sociedade e no mundo: as alterações climáticas, o plástico, o racismo, a desigualdade de género e social, etc.


OS RESULTADOS DOS PARTICIPANTES

Projetos desenvolvidos

Na última fase de participação do percurso, os e as participantes desenvolveram um projeto final, colocando em prática as competências que adquiriram ao longo dos cinco meses de percurso.

(Desliza nesta secção para a direita ou esquerda para trocares entre projetos)

PROMOVER A REUTILIZAÇÃO, A LEITURA E A PARTILHA

Projeto “Bookshelf”

Iniciativa para distribuir livros de forma gratuita e promover a leitura enquanto atividade de lazer construtiva e saudável. Os jovens criaram prateleiras para serem pontos de distribuição, recorrendo a artes manuais e materiais reciclados – madeiras e antigos móveis. Este projeto tem como objetivo disponibilizar os livros e criar uma dinâmica de leitura e partilha em diversos espaços na comunidade.

Visita a página do projeto:

PROMOVER A REUTILIZAÇÃO E A SOLIDARIEDADE ANIMAL

Projeto “Bigodes Sorridentes”

Iniciativa para a criação e construção de um Abrigo Animal a partir de madeira reciclada de paletes comerciais que foram deitadas fora. Este abrigo destina-se a apoiar a população de gatos de rua que se encontra perto da Casa da Juventude, dando abrigo e pontos de alimentação para chamar á atenção da problemática do abandono e bem-estar animal.

heavy

GALA DE ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO PERCURSO

Evento final

O percurso terminou com um evento de encerramento aberto à comunidade, que contou com a presença do representante da Câmara Municipal de Sintra e pelouro da Juventude, o Sr. Vice-Presidente Bruno Parreira, na sua primeira visita oficial do seu mandato, juntamente com representantes da Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Sintra e do Centro Lúdico das Lopas, bem como representantes da Junta de Freguesia Agualva e Mira Sintra.


Os Clubes A.TUA é um projeto promovido pela Youth Coop – Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania CRL.

Conta com a parceria e apoio da Câmara Municipal de Sintra, do Portugal Inovação Social (Lisboa 2020 – Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu).

211 389 080 | 912 442 227 | clubesatua@youthcoop.pt

Copyright ©2021 YouthCoop – Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania CRL